Portal da Cidade Irati

ELEIÇÕES MIRIM

70% dos vereadores mirins eleitos em Irati são meninas

Segundo a Secretária de Educação, Rita Almeida, eleições foram uma “lição de cidadania”

Postado em 20/06/2019 às 09:50 |

(Foto: Prefeitura de Irati)

O dia 12 de junho foi marcante para as Escolas Municipais participantes do Programa Câmara Mirim – Legislatura 2019. Um dia de muita expectativa entre os candidatos, que aguardavam ansiosos pelo resultado, e de entusiasmo por parte dos estudantes que votaram pela primeira vez nas urnas eletrônicas. A secretária municipal de Educação de Irati, Rita Almeida e a Coordenadora da mencionada Secretaria, Dione Cristina Antunes, estiveram nas 10 escolas conversando com os candidatos, acompanhando de perto a votação. Mais de 60 candidatos estavam concorrendo ao pleito eleitoral 2019 nos educandários. Diferente do atual cenário político municipal, as mulheres foram destaque. E o resultado, não poderia ser diferente, 70% das vagas da Câmara Mirim serão ocupadas por Mulheres. Estiveram também nas escolas o vereador Nei Cabral, Presidente da Câmara Municipal, acompanhado do vereador José Bodnar, 1º Secretário da Câmara, do vereador Helio de Mello, um dos principais incentivadores do projeto Câmara Mirim, e da diretora geral da Câmara, Ana Paula Kengerski.

A Secretária de Educação, Rita Almeida, agradeceu todos os envolvidos no Programa, que segundo ela, é uma a “lição de cidadania”. Destacou também a crise política do país e a ausência de representação fermina. “Através deste programa educativo mostramos às crianças a política do bem e que, através dela, podemos construir uma sociedade melhor”, afirmou Rita parabenizando também as mulheres que mostraram seu potencial e vão conduzir a Câmara Mirim deste ano. O Programa vem trazendo bons resultados, comprovados pelas próprias diretoras e professoras dos educandários, que confirmam que os pedidos feitos pelos Mirins ao Executivo estão sendo atendidos, a exemplo da construção da nova Escola Municipal Antonina Fillus Panka, que partiu de um requerimento de um Vereador Mirim da escola.

Satisfeito com a boa aceitação do Programa pelas escolas, o vereador Nei Cabral, presidente da Câmara Municipal de Irati - Paraná, agradeceu as professoras e diretoras pelo carinho com que vêm conduzindo as etapas do projeto. Nei agradeceu também a importante parceria do Fórum Eleitoral de Irati, que com muita disposição confeccionou os títulos de eleitores dos estudantes, proporcionando a todos uma verdadeira aula de democracia.  “Acredito que este ano com a inovação das urnas eletrônicas, atingimos o nosso objetivo de despertar nas crianças a importância do voto e a necessidade de serem bons eleitores e, sobretudo, bons candidatos capazes de transformar a realidade nas suas casas, bairros, escolas, cidade, estado e país”, elogiou.

O 1º Secretário da Câmara, José Bodnar, enalteceu o Programa que vem rendendo bons frutos desde a sua instituição. “Um verdadeiro incentivo ao protagonismo juvenil na política iratiense”.  
A Sessão de Posse dos eleitos será no dia 10 de julho, às 9 horas, com a diplomação e juramento dos eleitos, além da eleição da Mesa Diretora. Assim como ocorre nas Sessões Ordinárias da Câmara, os cidadãos também poderão acompanhar os trabalhos da Câmara Mirim - Legislatura 2019 pelo site www.irati.pr.leg.br, por meio do ícone “Sessões Gravadas”.
 

Confira a seguir os resultados das eleições:

 

Escola Municipal Padre Wenceslau

Vereadora: Fernanda Gabrielly Sydoski

Suplente: Isabela Padilha

 

Escola Municipal Antonina Fillus Panka

Vereadora: Ana Clara Prestes

Suplente: Elias Gabriel Batista Neto

 

Escola Municipal Matilde Araújo do Nascimento

Vereadora: Loriany Maria Schuerts de Lima

Suplente: Saymon Cansian Serbai

 

Escola Municipal Vereador João Maria Pedroso

Vereadora: Maria Nicoly Oliveira Rosa

Suplente: Giovanna Fedalto

 

Escola Municipal Rosalina Cordeiro de Araújo

Vereadora: Luana Ribeiro

Suplente: Nayane Cordeiro de Ramos

 

Escola Municipal Tancredo Martins

Vereador: Cleison Gabriel Ribeiro

Suplente: Isadora Letícia de Oliveira de Siqueira

 

Escola Municipal Mercedes Braga

Vereador: Michel Anssolim

Suplente: João Victor de Andrade dos Santos Pepe

 

Escola Municipal João Paulo II

Vereadora: Loyane Rodrigues Anunciação

Suplente: José Augusto Gonçalves

 

Escola Municipal José Siqueira Rosas                                                    

Vereadora: Luana Floriano   Jankowski                                                

Suplente: João Emanuel Delgado

 

Escola Municipal Olaria Filipaki

Vereador: Alessandro Henrique Duda

Suplente: Raphael Henrique Evangelista

Deixe seu comentário